Seja bem-vindo(a)!

Seja muito bem-vindo(a)! Estamos felizes com a sua visita. Sinta-se à vontade para deixar os seus comentários.

Obrigada, Helô e Thaís.

Rosas e Pérolas

Rosas e Pérolas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Antúrios Vermelho

Fotos By Helô Zorzetti







Ainda pouco explorado comercialmente, mas com grande potencial de mercado, o antúrio é uma planta ornamental com boa adaptação às diferentes regiões brasileiras.

Veja como pantar.
SOLO: rico em matéria orgânica
CLIMA: temperatura ideal entre 20 e 28 graus
ÁREA MÍNIMA: pode ser plantado em canteiros e vasos
COLHEITA: a primeira inflorescência ocorre um ano após o plantio
CUSTO: 45 centavos a muda

INÍCIO - as mudas podem ser compradas de viveiristas. Recomenda-se que tenham referências para assegurar a qualidade do material genético. O IAC possui serviço de venda que atende a pedidos encomendados de onze variedades: astral, cananéia, eidibel, islã, júpiter, juquiá, juréia, luau, netuno, ômega e rubi.
AMBIENTE - embora se adapte bem às condições climáticas que predominam no país, a cultura se desenvolve melhor em regiões de temperatura entre 20 e 28 graus. Em dias ensolarados, a umidade relativa do ar mais indicada é superior a 50%. Em dias nublados, de 70% a 80%. E à noite, no máximo 90%. Evite plantio em locais sujeitos a geadas e com insolação direta, sobretudo nas horas mais quentes do dia. A incidência de luz intensa pode queimar e manchar folhas e flores. Por outro lado, em áreas muito escuras, o crescimento é lento e o caule torna-se longo e fraco. Use sombreamento artificial com tela entre 70% e 80% para obter temperatura mais amena.
PLANTIO - pode ser cultivado diretamente no solo, em canteiros ou em vasos. É importante que haja boa mistura de solo e matéria orgânica. No caso de produção comercial das flores, é comum utilizar apenas um suporte para a planta, que passa a receber os nutrientes necessários para o desenvolvimento a partir de uma solução diluída no sistema de irrigação.
PROPAGAÇÃO - a multiplicação do antúrio por meio de sementes não transmite as mesmas características às plantas descendentes. Para garantir exemplares idênticos aos originais, deve-se propagar por divisão de touceira ou estacas do caule. Laboratórios de cultura de tecidos ou micropropagação produzem milhares de mudas a partir de material selecionado, uniforme e livre de doenças.
TRANSPLANTE - leve as mudas para o local definitivo com raízes sem solo. Dê preferência para fazer o transplante no início da estação quente. Não se recomenda fazer a mudança em dias frios, pois isso retarda o crescimento da planta.
ESPAÇAMENTO - plante em canteiros elevados de 20 a 30 centímetros acima do solo, com comprimento variável e largura de 100 a 120 centímetros. O espaçamento entre plantas pode ir de 25 x 25 a 50 x 50 centímetros, dependendo da variedade.
ADUBAÇÃO - o uso de adubo orgânico é importante para o antúrio. Cubra a área com terra vegetal ou substratos adquiridos em supermercados, floriculturas e lojas. Também podem ser acrescentados compostos, como torta de mamona, farinha de osso e produtos de compostagem.
CUIDADOS - faça regularmente podas de limpeza, com a remoção de folhas velhas e doentes.
PRODUÇÃO - a inflorescência tipo espiga (espádice) e a folha modificada (espata), que ficam no alto da haste do antúrio, são comumente chamadas de flor. Mas, na verdade, as flores de antúrio são minúsculas e encontram-se reunidas, formando uma miniespiga. Quando essa parte apresentar alterações de cor em sua metade ou em três quartos de seu comprimento, chegou a hora de colher o antúrio. Verifique também se a haste e a folha maior estão firmes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário